Hotel Country Club

A ideia

O conceito “Country Club” do Clã do Cão é diferente do comum “hotel de boxes” e nasceu da nossa relutância em deixarmos os nossos próprios cães, membros da nossa família, num ambiente pior que aquele do dia-dia-deles – em que vivem connosco em casa e não sabem o que é um canil.
Pensámos que deveria haver mais pessoas como nós, e verificámos que tínhamos uma infraestrutura e conhecimentos técnicos ideais para implementar o projecto.

Onde ficamos e o que fazemos no Country Club

O espaço é uma quinta residencial no meio do nosso belíssimo Alentejo (3,6 hectares, ou seja, 36.000 m2), vedada, e que nos permite que os cães que ficam connosco usufruam de todo o espaço campestre e interação uns com os outros, havendo para além disso passeios adicionais à barragem ou à serra. Dormem em casa connosco, em sofás, puffs, camas de cão etc, e no inverno temos salamandras acesas.

Porque é que optamos por alojamento em grupo ao invés de canis

Sabemos que muito cães stressam bastante em espaços fechados que não conhecem, mostrando comportamentos que em casa nunca mostram, como uivar, ladrar até à rouquidão, fazer “pacing” (andar de forma quase estereotipada para lá e para cá) incessantemente, salivar, ou destruir tudo o que está ao alcance, e não queremos que os cães ao nosso cuidado se sintam assim. O nosso modelo de alojamento assegura um cuidado mais personalizado e em liberdade, que pretende prevenir tais comportamentos. No entanto, para alguns cães um hotel de boxes pode ser uma boa solução – aqueles que não gostam de outros cães, ou os que por alguma razão médica precisem ficar confinados. Trata-se de encontrar a solução ideal para cada cão, que é tão único quanto o seu tutor.

O alojamento em grupo, no caso de cães que apreciem companhia intra-espécies, pode apresentar resultados muito positivos, uma vez que o seu cão vai ser introduzido num pequeno grupo de outros cães tranquilos, que já conhecem “os cantos à casa” e as regras e transmitem calma. As apresentações são feitas gradualmente e em território neutro, num passeio conjunto: não introduzimos cães novos a um grupo inteiro de repente, caminhamos um pouco e vamos juntando cães selecionados de forma a garantir o mínimo de stress e o máximo de sucesso e boa disposição.

O dia-a-dia no Country Club – rotinas diferentes para cães diferentes

Não se preocupe se o seu cão não for do tipo brincalhão, a infra-estrutura que temos permite-nos acomodar feitios diferentes, e queremo-nos distanciar do conceito de “dezenas de cães num espaço reduzido”, que funciona apenas para os super-sociáveis que brincam com todos. Se o seu puto patudo tiver essa personalidade, vai com certeza encontrar dois ou três colegas à altura, mas também existem zonas mais tranquilas onde os amantes de sossego podem ficar deitados à sombrinha a usufruir da vista e dos membros do clã bípedes sem estar no “centro da brincadeira”.

A existência de sombras é sempre uma preocupação no Alentejo, mas investimos, ao longo das últimas duas décadas, um grande esforço na arborização do espaço, pelo que temos zonas bastante agradáveis mesmo em dias de calor. Quem quiser recolher para o interior da casa e aproveitar a tijoleira fresca, obviamente também é livre de o fazer. Dispomos de um tanque para os amantes da natação e vários pontos de água mais rasos para quem tem receio de molhar mais que as patas.

Os cães também não ficam simplesmente num campo sozinhos, o nosso compromisso é uma presença bípede permanente, e também a inclusão de jogos de estimulação mental no nosso quotidiano, tais como busca de comida, treino de chamada, distinção de nomes e brincadeira com brinquedos para aqueles que não são adversos a partilhar! Sessões individuais ou específicas mediante consulta.

O importante vínculo Clã-Tutor

Como sabemos que os bons tutores nunca estão inteiramente desligados dos seus putos patudos, esforçamo-nos para manter um contacto assíduo por whatsapp e também através das redes sociais partilhando pequenos vídeos e fotos das peripécias e aventuras aqui vividas. Assegurar que os cães se divertem tanto que as férias dos tutores não incluem preocupações com eles, é o nosso compromisso!

Uma vez que dois dos membros da equipa são veterinárias, qualquer eventualidade médica está salvaguardada, seja uma indisposição, um desarranjo gastro-intestinal ou mesmo a administração de medicação oral ou injectável.