Treinos

Treinos de Obediência Básica e Modificação Comportamental

Para podermos aproveitar ao máximo a vida em família com o nosso cão, é essencial que este seja educado e saiba estar num mundo de humanos, o que nem sempre é fácil nem inato.

Queremos que saiba estar calmo em casa se ficar sozinho, que não morda humanos nem outros cães, queremos passeá-lo à trela sem sermos arrastados, queremos que os xixis e cocós sejam no sítio que nós definimos e não queremos que estrague a nossa mobília… São muitas exigências humanas, e nem sempre os tutores conhecem as melhores maneiras de chegar a este objectivo, e de comunicar com o seu cão.

É para isso que o Clã do Cão trabalha: para ajudá-lo a si, tutor, a conseguir transmitir ao seu cão aquilo que gostaria que ele fizesse! Afinal de contas é consigo que ele vive.

Os nossos treinos são flexíveis, podem ser em sua casa, num local a combinar ou no nosso espaço, por vezes todas as três opções, dependendo da fase em que estamos. Não existem fórmulas de treino, cada caso é um caso e as metodologias são adaptadas ao patudo em questão, salvaguardando sempre um relacionamento saudável e divertido entre tutor e cão!

A sua colaboração nos treinos é essencial, não acreditamos em treinos em regime de internato, e queremos total transparência de métodos – não vai acontecer nada ao seu cão que o tutor não possa ver, nem somos encantadores de cães que fazem milagres na sua ausência!

Desde cachorros ainda sem o plano de vacinação completo, até séniores recém adoptados, todos podem beneficiar de treinos e prometemos encontrar a melhor solução adaptada ao seu caso.

Treino de Cães Perigosos ou Potencialmente Perigosos

Para além dos treinos de obediência e/ou modificação comportamental, o Clã do Cão tem ainda o prazer de poder anunciar ter disponível o serviço de Treinos Específicos para Potencialmente Perigosos.

Estes treinos são obrigatórios por lei para todos os Potencialmente Perigosos e apenas podem ser ministrados por um treinador credenciado pela DGAV para esse efeito. A finalidade destes treinos é promover uma maior obediência e sociabilização dos cãos ditos “potencialmente perigosos”, culminando numa prova de trabalho denominada BH (sigla que significa “Prova de cão de Companhia” em alemão – Begleithundeprüfung).

A duração dos treinos necessários para atingir os objectivos requeridos vai sempre depender do nível de obediência que o cão já tem (ou não tem) e do empenho do dono, dependendo, portanto, de caso para caso.

Mais uma vez aqui, como no treino anteriormente descrito, recusamos trabalhar em regime de internato porque o cão não poderá somente “ser montado para prova” nas mãos do treinador, mas deverá atingir os objectivos em conjunto com o seu tutor de forma ser um sucesso real.

O Clã do Cão não concorda com o estabelecimento de uma lista de raças de perigosidade aumentada ou “potencial”, cada indivíduo é um indivíduo, mas acredita que o treino e a sociabilização só podem trazer vantagens a todo e qualquer cão.